Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Festa e Festa! Como manter-se na linha?


Então é Natal... O que vou comer???? Estou de dieta!!!! O que posso fazer!!!???? Não entre em pânico, é possível festejar, se divertir, e disfrutar das festas de fim de ano sem sentir culpa. Permita-se, seguindo estas dicas que servem como ferramentas para a manutenção da sua reeducação alimentar. Nada precisa ir por água abaixo, assuma o comando e vamos nos divertir!

ANTES DA FESTA:
• Nunca vá com fome a uma festividade, faça um pequeno lanche antes, assim se houver atrasos não terá uma compulsão na hora de se servir.
• Procure hidratar-se antes.
• Lembre-se: comprometa-se com suas atitudes é você no comando!

BEBIDAS
• Bebidas alcoólicas são muito calóricas, lembre-se são cada gr tem 7 calorias
• Beba com moderação, cuidado com os aperitivos antes da refeição, caipirinha, clerico, coquetéis etc...
• Lembre-se uma 1 lt cerveja= 1 cacetinho
• Não beba de estomago vazio

SALADAS
• No Natal o clima é quente, então aproveite para fazer saladas tropicais à base de muitas folhas verdes e frutas como abacaxi,morango, maçã, manga,uva etc...
• Evite molhos gordurosos, prefira os de iogurte ou melhor ainda use molhos à base de azeite de oliva,limão, vinagre, cebola, orégano, pimenta ou faça ainda um vinagrete colorido incluindo também pimentões de cores diferentes

CARNES
• Carnes como Peru, tender e chestes não é o problema, pois é proteína e é carne magra, coma sua porção sem culpa. Assado é claro!
• Se o cardápio for churrasco, comece pelas saladas e frutas sempre!
• Mesmo em churrascos, sempre se pode optar pelas carnes magras

CARBOIDRATOS
UMA ÚNICA REGRA:
• Deixe o carboidrato por último, se ainda tiver fome.

SOBREMESA
• Seguindo estes cuidados, podes servir-se e saborear uma porção sobremesa, mas atenção dê preferência para as feitas com frutas. É muito comum as preparações serem feitas com cremes gordurosos e chocolates.

Ano Novo!! Renove suas intenções! Intenções Saudáveis também
• Valem as mesmas regras do Natal
• Prepare sua lentilha mais light, com verduras e legumes, já que a carne está presente no jantar.
• Renove suas intenções de emagrecer e manter sua saúde e seu ano será inesquecívelmente saudável!

DESEJO A TODOS UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL, PRÓSPERO ANO NOVO E QUE ....CADA UM VIVA LEVEMENTE!

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Primeiros Passos para a Reeducação Alimentar

A Reeducação Alimentar é um processo gradativo e seguro para quem quer emagrecer e manter o seu peso. “Ninguém dorme magro e acorda gordo.” Por isso é importante lembrar que, além de perder peso, é preciso que isso ocorra de maneira saudável para após ter atingido seu peso ideal, consiga mantê-lo.

Reeducação Alimentar Exige:

• Comprometimento
• Disciplina
• Motivação
• Calma e persistência

VAI SER FÁCIL?
• Não!
• Impossível?
• Também não!
• Por quê? Trabalhamos em equipe, paciente e nutricionista rumo ao objetivo principal: SUA SAÚDE!
• A Reeducação Alimentar não deve durar apenas uma semana, um mês, ou até emagrecer, mas sim a vida toda!

DICAS NUTRICIONAIS INICIAIS

1- Água- Fundamental para o bom funcionamento de todas as atividades celulares.
2- Atividade Física- queima calorias, previne flacidez e alivia o estresse.
3- Substitua alimentos refinados por alimentos integrais. Ex.: pão branco / pão integral
4- Inclua mais fibras (frutas, verduras e legumes) na sua alimentação diária.
5- Corte alimentos super – industrializados (refrigerantes, bolachas recheadas).

Lembre-se :

QUERES RESULTADOS DIFERENTES?
ENTÃO, TOME ATITUDES DIFERENTES!
MAS COMEÇE AGORA, POIS O FUTURO É HOJE.


Beijos Nutritivos

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nutrição Esportiva



Desempenho. Essa tem sido uma das palavras mais usadas para quem trabalha com esportes. Nessa área, tudo o que pode aumentar o desempenho tem sido usado, desde roupas e tecidos especiais, passando por atendimentos psicológicos e palestras de motivação. Mas um item é de extrema importância e ganha cada vez mais espaço: a Nutrição Esportiva. O cuidado com a alimentação dos atletas tem sido cada vez maior e aumenta sua importância na medida em que os profissionais mostram resultados eficientes.

Hoje, no Rio Grande do Sul, temos mais de um curso de especialização nesta área. "Acredito que o mercado já está bem melhor do que esteve. É visível o número de adeptos a esportes, como corridas, por exemplo. As pessoas sabem que é fundamental à saúde praticar esportes, e cada vez mais estão se engajando de forma recreacional em equipes de corrida, em academias, participando de corridas de aventura, travessias de natação, etc. E, se cresce o número de esportistas, cresce o campo de atuação para o Nutricionista que atua nesta área", explica Cláudia Dorneles Schneider, PhD em Nutrição Esportiva.

O Nutricionista Guilherme Cysne Rosa, que atua no Avaí Futebol Clube, de Florianópolis, lembra que o campo da Nutrição Esportiva vem evoluindo bastante, mas que ainda há uma carência muito grande de profissionais qualificados e com experiência na área. "Acredito ser uma das áreas da Nutrição que vem sendo mais procurada visando trabalhar em conjunto atividade física e alimentação", explica. Como em qualquer área, o profissional que pretende atuar em Nutrição Esportiva deve procurar estudar e se dedicar muito, em especial à área do exercício. Nesse sentido, a interação com outros profissionais, como os educadores físicos, treinadores, preparadores físicos, técnicos e fisiologistas do exercício, é de fundamental importância. Essa troca permite o desenvolvimento da especialidade.

Entre as principais conquistas da área, Cláudia e Guilherme citam o reconhecimento e inclusão da área no curriculum das faculdades de Nutrição, bem como nas equipes e clubes esportivos. Guilherme lembra que outro fato igualmente importante foi o reconhecimento por parte dos atletas e de outros profissionais do esporte sobre a importância de um profissional qualificado para atender as necessidades de um público especial e cada vez mais exigente.

Dentro da área, Guilherme explica que existem duas situações distintas: de um lado os praticantes de atividade física, de outro os atletas de alto rendimento. "Nosso papel é de grande importância nas duas situações, porém, com os praticantes de atividade física, devemos ter um cuidado especial. O Nutricionista esportivo deve ser muito ético, pensando sempre na saúde da população, deixando de lado as pretensões individuais", diz.

Cláudia ressalta, também, a importância dessa área específica para a manutenção da saúde da população de forma geral. "Muitas vezes as pessoas se engajam num novo plano de exercícios sem a devida orientação nutricional. Fazem exercício logo pela manhã em jejum, ou ao final da tarde sem ter feito lanche algum durante toda a tarde, e correm o risco de ter uma hipoglicemia, por exemplo. Por outro lado, um indivíduo que visa ao rendimento, que ignore as orientações sobre a importância da hidratação e da reposição de carboidratos durante um treino ou competição intenso e/ou prolongado, pode ter comprometida sua performance e sua saúde, em especial se faz uso de agentes ergogênicos sem prescrição nutricional", explica.

Entre as muitas histórias que envolvem esporte e paixão, Guilherme lembra uma em especial. "Um momento muito legal foi a conquista do Campeonato Catarinense de 2009 depois de um jejum de títulos de 12 anos. Fizemos um trabalho de alimentação e suplementação que começou em janeiro e finalizou no jogo final do campeonato. Nossos atletas correram os dois tempos mais a prorrogação sem cansaço ou cãimbras e ganhamos o jogo pelo placar de 6x1. O trabalho da Nutrição foi muito elogiado pelo Treinador, Diretoria e Atletas".

Cláudia define a Nutrição como uma área belíssima, ampla e inesgotável. "A cada dia surgem novas pesquisas e descobertas mostrando o poder dos alimentos na prevenção e recuperação da saúde, bem como na melhora do desempenho esportivo", diz. Guilherme complementa, e afirma que "com a união dos profissionais, sempre compartilhando o conhecimento, poderemos alcançar novos horizontes dentro da profissão".

Ele finaliza lembrando a frase:
"Uma Nutrição adequada não tornará um atleta sem talento em um campeão, porém uma Nutrição errada pode impedir um atleta de talento de chegar ao topo."

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

FONTE: Revista do CRN2

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Emagreça sem Trans!



Elimine essa gordura de sua vida. Com ela, vai sumir a adiposidade extra localizada no abdomen e você ganhará mais saúde e energia. De que adianta ficar horas malhando em busca de condicionamento e belas formas, se o lanchinho de recompensa for regado a gorduras trans? De que adianta fazer dieta, se essas danadas estão lá, à espreita, escondidas nas preparações culinárias aparentemente saudáveis? Os médicos têm alertado sobre os perigos desse tipo de gordura e você deveria tomar suas precauções.

MACACOS EM TESTE
Pesquisa da Universidade de Wake Forest, dos EUA, apontou o grande poder lesivo das gorduras trans. Foram 6 anos comparando a saúde de macacos que recebiam a mesma quantidade de calorias na alimentação, 35% delas provenientes de gordura. O diferencial é que, enquanto a dieta de um grupo era preparada apenas com gordura monossaturada, o outro grupo recebeu 8% de gorduras trans, quantidade equivalente ao consumo de quem ingere muita fritura. Todos os macacos aumentaram de peso, mas os que ingeriram gordura trans aumentaram 4 vezes mais que os outros. Por meio de tomografia, os cientistas notaram que o peso extra desses macacos acumulava-se no abdome. Essa gordura visceral, que se acomoda em volta dos órgãos dentro do abdome, aumenta a resistência à insulina e facilita a ocorrência de problemas cardiovasculares, entre outras coisas.

A CHAVE DA BOA LUTA
Não há pílula mágica para acabar com a obesidade. Esse controle exige consciência para alimentar-se melhor - e isso inclui evitar gorduras trans - e persistência para manter-se na linha. Pães, bolachas, bolos, tortas e frituras em geral são ricos em trans. Crie o hábito de ler os ingredientes dos produtos antes de comprá-los. Caso não conste gordura trans, mas óleo hidrogenado, acredite: a trans estará lá. Se mesmo tomando todos os cuidados ainda precisar de uma dieta para emagrecer, seja consciente. Não agrida seu corpo com práticas mirabolantes que podem não dar certo e ainda lesar seu organismo.Um estudo do seu tipo metabólico permite que se determine, com certeza e segurança, a alimentação que fará você perder peso sem perder saúde. Não vacile.

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

Fonte: Revista SportVida por Dr. Rondó

domingo, 30 de agosto de 2009

31/08 - Dia da Nutricionista


A origem da Nutrição
Há vinte e cinco séculos atrás na Grécia, Hipócrates já dizia: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.” Observou que obesos morriam precocemente.
Os estudos científicos da área iniciaram a partir da Revolução Industrial Européia no final do século XVIII e início do século XIX. Posteriormente mais atividades na área da nutrição foram criadas no período entre as duas guerras mundiais.
No Brasil, nas décadas 1930 e 1940 começaram a levantarem-se questões relacionadas à alimentação da população brasileira, junto ás faculdades de Medicina na Bahia e RJ. E nesta época também que surgiu o primeiro curso de nutrição na Universidade de São Paulo
Regulamentação
Embora, a Nutrição seja regulamentada há apenas 40 anos, tem evoluído de forma rápida e consistente. Da mesma forma as áreas de atuação tem se expandido e consolidado a cada ano. Com o crescimento da profissão e das áreas de atuação urge a necessidade da regulamentação que se deu em 24/04/1967 e posteriormente a criação do órgão regulador, o CRN oficialmente criado em 06/03/1980.

NUTRICIONISTA, UMA PONTE SÓLIDA ENTRE O INDIVÍDUO E A SUA RELAÇÃO COM OS ALIMENTOS.

Áreas de Atuação
Alimentação Escolar
Educação Infantil (prevenção)
Ensino, Pesquisa e Extensão
Clinica e Personal Diet
Esportiva( área muito nova e interessante)
Hospitalar
Banco de aleitamento
Industrial
Alimentação coletiva (empresas, hospitais)
Restaurantes
Saúde coletiva (Políticas de saúde pública, vigilância sanitária)

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Quais alimentos podem causar dor de cabeça?



A alimentação é a causa de crises de cefaleia (ou dor de cabeça) em menos de 20% da população brasileira. Estudos apontam que os alimentos capazes de provocar alterações no calibre dos vasos sanguíneos (principalmente vasoconstricção seguida de vasodilatação) e hiperglicemia (seguida de hiperinsulinemia e hipoglicemia) são propensos a causar cefaleia.

Os alimentos e substâncias mais citados na literatura científica como desencadeadores de cefaleia são: açúcar refinado (e doces em geral), álcool (principalmente o vinho tinto), cafeína, nitritos (como toucinho fumado, salsicha, salame e outras carnes processadas), aminoácido tiramina (como queijos curados, fígado de galinha, algumas leguminosas e soja), chocolate e cacau, nozes, manteiga de amendoim, algumas frutas (como banana, abacate, figo, passas), cebola, produtos lácteos fermentados e glutamato monossódico.

Cada organismo reage diferentemente aos alimentos, por isso devem ser feitas tentativas de acerto e erro, retirando-se da dieta alguns alimentos, até que se descubram aqueles desencadeadores de crises de cefaleia em cada paciente.

Além da retirada destes alimentos da dieta, outras mudanças na alimentação podem ajudar a minimizar o sintoma, como fazer refeições regulares a cada três ou quatro horas (evitando o jejum prolongado); alimentar-se de maneira equilibrada em relação aos macro e micronutrientes, e incluir na dieta fontes de selênio, magnésio e vitamina B2, que podem ajudar a evitar crises de cefaleia.

Alterações psicossociais, como estresse e ansiedade, modificações da estrutura familiar, hábitos alimentares e estilo de vida são alguns fatores que devem ser investigados como possíveis causas de cefaleia.

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

Fonte: RG Nutri

sábado, 15 de agosto de 2009

Fibras II

As fibras alimentares não são digeridas pelas enzimas digestivas humanas.Separam-se em dois tipos, de acordo com as suas propriedades e efeitos no organismo humano: fibras solúveis ou insolúveis.

Solúveis
- dissolvem-se na água, são fermentadas pelas bactérias, alteram a composição da biota intestinal e ao metabolismo diminuem a absorção de glicose e colesterol. Podem ser encontradas em frutas, vegetais, feijões, aveia, cevada, dentre outros.

Insolúveis - não se dissolvem em água, não são fermentadas pelas bactérias e apresentam efeito mecânico no transito intestinal, aumentam o bolo fecal e atuam como agente laxativo. Previnem a constipação e hemorróidas e podem reduzir o risco de câncer de cólon. São encontradas no farelo de trigo, leguminosas e vegetais.

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fibras I

O que é fibra alimentar?

São compostos de origem vegetal, correspondente às partes comestíveis de plantas ou carboidratos. Atuam, principalmente, no trato gastrintestinal, servindo como substrato para a microflora naturalmente presente no intestino grosso, cuja manutenção é benéfica para a saúde.

Além disso, as fibras modulam a velocidade de digestão e absorção dos nutrientes, promovendo um trânsito intestinal normal, e ajudam na prevenção de algumas doenças, como câncer, diabetes, doenças diverticular do cólon, dentre outras. Acompanhe na próxima edição os tipos de fibras.

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Como a nutrição pode ajudar a prevenir a nova gripe

Em tempos de Influenza A (H1N1) vulgarmente chamada de gripe suína, além do reforço na higiene, outro fator que pode ajudar na prevenção desta e de outras doenças é uma alimentação adequada.

Alimentação saudável é aquela que é variada, colorida, fracionada, ou seja, dividida em cinco a seis porções ao longo do dia. É composta por carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais.

Para as pessoas dos chamados grupos de risco para a nova gripe, idosos com mais de 60 anos, crianças até dois anos, gestantes e lactantes, a alimentação saudável é ainda mais importante por apresentarem o sistema imunológico mais fragilizado.O estado nutricional é um dos fatores que influenciam na condição imunológica das pessoas.

Lembre-se, uma boa alimentação não significa comer demais. Também não significa preparar pratos complexos, é no simples feijão e arroz que encontramos a maioria dos aminoácidos de que precisamos para a formação de proteínas.

As proteínas são de extrema importância para o organismo por sua função construtora e reparadora. Elas participam da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.

Segundo, Ioná Zalcman, mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), "Micronutrientes, como vitaminas e sais minerais, podem melhorar a resposta imunológica, estimular a resistência". Tais micronutrientes estão nas frutas, verduras, legumes e cereais, itens cada vez menos consumidos pela população.

Todos os alimentos são importantes, mas alguns em especial estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento.

Vejam algumas dicas de acordo com Dr. Odair Alfredo Gomes do Laboratório Morfofuncional, da Faculdade de Medicina - Unaerp:

* Evite o leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura
* Use e abuse do Iogurte natural, leites fermentados com lactobacilos vivos que são excelentes alimentos para o sistema imunológico
* Coloque bastante cebola na sua alimentação
* Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico
* Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora)
* Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas)
* Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico
* O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe
* Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados
* Não se esqueça da hidratação! Tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade
* Uma boa noite de sono tem o seu valor, tem função reparadora


Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

terça-feira, 21 de julho de 2009

Localização

segunda-feira, 20 de julho de 2009

No ar

Está no ar o blog "Viva levemente" da Nutricionista Angelita Ewald, de Lajeado - RS, que buscará sempre atualizar o seu público quanto a regimes de emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, lanches saudáveis, controle alimentar e perda de peso.

A nutricionista Angelita Ewald formou-se em nutrição pela UNIVATES, da cidade de Lajeado no ano de 2008. Atende a todo o Vale do Taquari, comportando as cidades de Lajeado, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Colinas, Bom Retiro do Sul, Encantado, Santa Clara do Sul, Marques de Souza, Mato Leitão, Sério, Progresso, Arvorezinha, Fazenda Vila Nova, Nova Bréscia, Taquari, Tabaí, entre outros.

Se você continuar fazendo as mesmas coisas que sempre fez, vai obter os resultados que sempre obteve. Para alcançar um resultado diferenciado, é preciso buscar uma nova alternativa.

Se você precisa emagrecer, ja tentou todas as dietas milagrosas sem resultado, e busca agora uma reeducação alimentar, a nutricionista Angelita lhe oferece um acompanhamento personalizado, diferenciado, de acordo com a sua real necessidade.

Seja bem vindo! E viva levemente! porque viver é fundamental!

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064