Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fome e peso: como são regulados?

Toda vez que ouvimos falar sobre a obesidade, ouvimos também que esta é uma doença crônica, inflamatória, e que está associada a diversos fatores. O que pouco se fala é que existem alguns fatores internos, ou seja, gerados pelo seu corpo, que determinam a sua fome e o controle do seu peso. É preciso entender o que o seu corpo faz para se proteger, antes de se declarar “em dieta”, e fechar a boca, ato esse que todos que nos acompanham aqui, sabe que não é correto.

A regulação do consumo alimentar e do armazenamento de energia é feita por fatores neuronais, endócrinos, adipocitários e intestinais, por exemplo.

FATORES NEURONAIS

A ingestão alimentar e o gasto calórico são regulados pela região hipotalâmica do cérebro, além de o apetite ser regulado pelo hipotálamo. Atualmente sabe-se que no hipotálamo há dois grupos de neuropeptídeos (estrutura capaz de modular certos aspectos da função neuronal) envolvidos nos processos orexígenos (estimula a fome) e anorexígenos (inibe a fome). Sabe-se também que os neurônios (células nervosas) que expressam esses neuropeptídeos interagem com outros fatores (leptina, insulina e etc.), que veremos a seguir.

FATORES ENDÓCRINOS E ADIPOCITÁRIOS

Assim como o todo o nosso corpo, o tecido adiposo (ou tecido gorduroso) é constituído por células. As células que ali encontramos se chamam adipócitos. Durante muito tempo se pensava que os adipócitos serviam apenas para estocar gordura, hoje já se sabe que estas células possuem função endócrina, ou seja, são capazes de produzir e secretar hormônios, como a leptina, principal hormônio associado ao controle de peso.

Sabe-se que a leptina tem uma ação conjunta muito forte com a insulina (hormônio produzido no pâncreas). A leptina age no hipotálamo, promovendo sensação de saciedade e regulando o balanço energético. A insulina aumenta a captação de glicose promovendo uma queda da glicemia sanguínea, o que serve de estímulo para o apetite. É importante ressaltar que essa ação da insulina é perfeitamente normal, e ocorre em qualquer organismo. A questão é a rapidez em que essa captação da glicose acontece.

FATORES INTESTINAIS

O simples fato de existir alimentos no trato gastrointestinal favorece a modulação do apetite, através da secreção de diversas substâncias. Essas substâncias combinadas aos outros fatores, como os ditos aqui, agem no sistema nervoso central regulando a fome e a saciedade. O CCK (Colecistoquinina) além de promover a saciedade, induz a secreção pancreática e biliar, ou seja, favorece a digestão. Os peptídeos YY e PYY também são inibidores da ingestão alimentar, sua regulação parece ser neural, já que seus níveis no sangue estão bastante elevados imediatamente a ingestão alimentar. A OXM (Oxintomodulina) é mais um inibidor da ingestão alimentar a curto prazo, age diminuindo o apetite e diminui a concentração sanguínea da grelina, que falaremos a seguir. A OXM é secretada nas porções finais no intestino, assim como o GLP1 (Glucagon-like-peptide), que atua inibindo o esvaziamento do estômago, promovendo uma sensação de saciedade mais prolongada.

A grelina, secretada pela mucosa gástrica é um dos mais importantes sinalizadores da ingestão alimentar. Durante período de jejum e momentos antes de uma refeição sua concentração é alta, caindo logo depois, devido ação da OXM. Sua ação é estimular o apetite, além das secreções gástricas e a motilidade (movimento de digestão). A presença e ação da grelina é inversamente proporcional a leptina. Percebe-se então a participação ativa da grelina no balanço energético, uma vez que ela está envolvida no estimulo para se iniciar uma refeição.

COMO A ALIMENTAÇÃO PODE INFLUIR?

De modo geral, podemos concluir que a alimentação seja rica em fibras e que ocorra em intervalos máximos de três horas. Uma das importâncias de se ingerir alimentos ricos em fibras, é que elas retardam a digestão e consequentemente a absorção da glicose, ou seja, a glicose entra aos poucos na corrente sanguínea e assim uma quantidade menor de insulina entra em ação. Além disso, quanto mais difícil for a digestão mais o alimento percorre o tubo digestivo, assim ele chegará até as porções finais do intestino e estimulando a secreção da OXM e do GLP1. Como dito, nos jejuns a grelina encontra-se em alta e uma das suas ações é estimular o apetite, ou seja, quanto mais tempo você fica sem comer, maiores são as chances de você comer mais do que o necessário.

Portanto, a dica é fazer várias refeições durante o dia, porém em pequenas quantidades. Além das refeições principais como café da manhã, almoço e jantar, realizar lanches nos intervalos. Tenha um bom consumo de frutas e verduras, que são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais, e sempre que possível opte por opções integrais de alimentos que você já consumo, como pão, arroz, biscoitos, macarrão e etc. Mas vale lembrar que junto com um bom consumo de fibras é importantíssimo um bom consumo de água. No caso de dúvidas, procure um nutricionista.

Fonte: ANutricionista.Com - Paulo Henrique Rodrigues - CRN8 6476 - Nutricionista em Marialva.


Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

sábado, 16 de outubro de 2010

O que é o "Viva Levemente"?


É um PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e EMAGRECIMENTO em grupo.
Onde o participante será tratado de forma Integral.
Aprendendo como funciona o seu corpo, conhecendo os alimentos e a relação emocional que temos com eles. Emagrecerá de forma sustentável com saúde e sem restrições!

O programa é sustentado por três pilares:
1 - VIVA LEVE! Nutrição,Saúde, Reeducação alimentar, alimentos e receitas
 Entrevista e Avaliação individual inicial com a nutricionista.
 Atividades de Grupo com aulas sobre nutrição e reeducação alimentar
 Acompanhamento e avaliação nutricional semanal.

2- VIVA FELIZ ! Apoio,amizade, felicidade e Motivação,
 Suporte e participação de um psicólogo convidado.
 Atividades interativas e dinâmicas previamente agendadas

3- VIVA EM MOVIMENTO !Atividade física
 Suporte e participação de um ed. Físico convidado
 Avaliação individual e atividades previamente agendadas.

QUAIS OS OBJETIVOS:
 PRINCIPAL- Atingir um peso saudável e sustentável.
 Oferecer ferramentas que venham a dar apoio e alavancagem para a reeducação e o emagrecimento
 Avaliar e monitorar o peso dos participantes toda semana
 Aumentar a auto-estima
 Integrar o grupo fortalecendo-se


E COMO FUNCIONA?

 16 Encontros semanais em forma de aulas, com duração de uma hora.
 Grupos de até 20 integrantes
 No início do encontro cada participante será pesado
 Serão abordados temas relacionados com nutrição,alimentação,motivação e atividade física
 Receberá ferramentas através de informações, conhecimento, integração e motivação que irão dar suporte ao seu emagrecimento saudável e sustentável
 Saídas de campo( supermercados, restaurantes...)
 Os kilos perdidos são revertidos em alimentos a serem doados
 Investimento:
 Tx. de inscrição
 mensalidade

QUEM PODE PARTICIPAR?
• Qualquer pessoa interessada em melhorar sua saúde e qualidade de vida através de uma reeducação alimentar.

QUER PARTICIPAR? É FÁCIL!
-Basta enviar um e-mail para:angelita@brturbo.com.br ou ligue (051) 9953-0918.


VENHA PARA O VIVA LEVEMENTE E VIVA LEVE, FELIZ E EM MOVIMENTO.
NO VIVA LEVEMENTE, EMAGRECER É DIFERENTE:
É DEVAGAR E SEMPRE PARA SEMPRE!


Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SESI Cozinha Brasil


SESI COZINHA BRASIL
Programa ensina a comer bem sem gastar muito


Quer ter uma vida longa e saudável?

Na minha profissão, nutricionista que sou e amo ser, sempre saliento e enfatizo que a Alimentação equilibrada e saudável é o passaporte para uma vida feliz longe de doenças hoje e amanhã.

Tive mais uma oportunidade de aprender e melhorar meus conhecimentos no universo dos alimentos e na ciência da Nutrição. Participei do curso SESI cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que foi muito interessante e produtivo. Aprendi a combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor de forma inteligente e sem desperdício.

O SESI – Serviço Social da Indústria – cumprindo com seu papel social junto ao trabalhador, desenvolve, desde de 1999, o programa “Alimente-se bem com R$ 1,00 com intuito de proporcionar ao trabalhador uma alimentação de qualidade e baixo custo.
Utilizar alimentos em sua totalidade significa mais do que economia. Significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se bem com prazer e dignidade.

O Livro de receitas “Alimente-se bem com R$ 1,00, parte integrante do programa, agora em sua 6ª edição, apresenta além de novas receitas, noções sobre nutrição, higiene e cuidados no preparo e na manipulação de alimentos, hábitos alimentares, alimentos funcionais, elaboração de um cardápio equilibrado, etc.

A propósito, também fiquei muito impressionada com a forma como nos foi apresentada a importância da alimentação saudável, com explicação sobre grupos alimentares, porções e principalmente da manutenção do peso corporal.

Então, o que está esperando para investir na sua alimentação e garantir sua saúde no futuro? A Reeducação alimentar é o caminho para uma melhorar sua qualidade de vida.

Acredite! É possível alimentar-se bem, de forma nutritiva e com baixo custo. Reaprendi isso neste curso.

Fonte: Anutricionista.com

Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064