quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Liraglutida: Remédio milagroso para emagrecer?


Liraglutida (ou como comercialmente é conhecida: Victoza) é um medicamento recente no mercado, lançado entre 2009 e 2010 na Europa e nos Estados Unidos, e há três meses no Brasil. Esse medicamento é indicado somente para o tratamento de diabetes tipo 2, no entanto, também tem sido prescrito para emagrecer.

Os usuários descrevem ter emagrecido em cinco meses uma média de 7 kg, e os endocrinologistas afirmam que esse valor aumenta se o uso do medicamento for associado a uma dieta equilibrada e a prática de atividade física, podendo chegar essa perda de peso em 12 kg no mesmo período.


Como funciona?
A Liraglutida é uma substância sintética injetável que imita uma substância natural do nosso organismo chamada GLP-1, que promove o retardo do esvaziamento gástrico, reduz o apetite, reduz o consumo de energia, aumenta a perda de peso e melhora a sensibilidade à insulina. Em comparação com o hormônio natural, o medicamento fica 8 vezes mais tempo circulante no organismo.

Tem efeito colateral?
Como todo medicamento também tem seus efeitos colaterais como náuseas e dores de cabeça.

Facilidade x Realidade
Por se tratar de um medicamento utilizado em uma doença crônica, seu uso deve ser contínuo, já nos casos onde o objetivo é apenas a perda de peso, seu uso vai depender da meta traçada por cada individuo. Neste último caso é importante que analisemos criteriosamente os pontos positivos e reais deste tratamento.

O lado positivo e que trás muitos adeptos, é o fato do medicamento gerar uma saciedade e resultados para o usuário sem mudanças no estilo de vida e possuir poucos efeitos colaterais, a “medicação milagrosa”.

Pensando pelo lado real, observamos que com toda essa facilidade, o usuário não se preocupa com a qualidade dos alimentos que ingere e nem em mudar seus hábitos do dia-a-dia que tantos benefícios trazem para o corpo. Vale lembrar que uma atividade física melhora a oxidação do cérebro, a disposição e evita diversas doenças do aparelho motor.

Outro ponto real, é que nem sempre magreza é sinal de saúde, e neste caso entra uma alimentação balanceada e saudável, que é responsável por combater radicais livres, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, reduzir e controlar a pressão arterial e o colesterol sanguíneo, entre outros diversos benefícios.

Portanto perder peso sem melhorar a qualidade de vida muitas vezes não é o melhor negócio. Continuando na linha do real, em algum momento o uso da medicação será suspenso, seja pelo paciente já ter atingido seu objetivo ou por falta de verba (o custo do tratamento mensal está em média 200 reais), e neste caso devemos nos questionar se o corpo irá se adaptar sem a medicação e se a perda de peso adquirida será mantida, já que não dispomos de pesquisas a médio e longo prazo.

Vale lembrar que os poucos estudos com essa medicação foram realizados com um público obeso e não com pessoas que desejam uma perda de 5 a 12 kg. Segurança x Legislação
Devido a grande demanda pelo medicamento e a falta de estudos que assegurem seu consumo nos casos de perda de peso, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) teve que tomar providências para frear a sua venda indiscriminada. Pela determinação RDC 96/2008, o medicamento só pode ser vendido sob prescrição médica. Dessa forma, também não é possível comprar Victoza pela internet.

MINHA OPINIÃO:

Na prática clinica nutricional tenho observado que meus pacientes chegam a perder em média 800 gr a 1 kg por semana, o que em um mês dá de 3,2 kg a 5kg só com a Reeducação Alimentar. Não faço uso de dieta restritiva é sem passar fome mesmo! Só prescrevendo e administrando nutrientes da alimentação. Raros são os casos em que a intervenção medicamentosa se faz necessária. Claro que esses resultados, dependem do empenho do paciente em seguir o que combinamos. Milagroso mesmo é o nosso corpo, esta máquina maravilhosa que se bem operada faz o que queremos, inclusive milagres.


Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064
Fone: (51)9953-0918
Email: angelitaewald@hotmail.com


FONTES:http://www.meunutricionista.com.br/colunas.exibir.php?id=1587
Camomila Acompanhamento Nutricional
www.camomilanutricao.com.br

0 comentários:

Postar um comentário