Quem nunca exagerou durante as festas de fim de ano? O apelo da mídia e das tradições da época é tanto, que praticante impossível resistir a tantas delicias típicas do Natal e Ano Novo. Mas também é uma época para celebrar e uma reunião em família ao redor de uma mesa é algo raro nos dias atuais e por isso deve ser valorizado. E porque não celebrar com comida? Com certeza a saúde de muita gente seria diferente se as famílias celebrassem pelo menos uma refeição diária a mesa. Isso mesmo! Estou dizendo para curtir esse momento ao máximo sem ficar contando calorias e sim de vivenciar esta experiência gastronômica familiar. É preciso que continuemos estas tradições para que nossos filhos, possam fechar os olhos quando adultos e terem lembranças do prazer a mesa sem culpa. Mas também não estou dizendo para deixar a vaca ir para o brejo geral. Na alimentação como tudo na vida é necessário evitar neuroses e manter o equilíbrio. Existe o caminho do Meio. E como é isso é possível?
- O segredo é comer com prazer sentindo o sabor dos alimentos e isso só é possível se você comer de forma consciente, mastigando devagar, certo?
- Nunca vá com fome a uma festa. Faça um pequeno lanche antes, assim você nào se joga na comida e se houver atrasos não terá uma compulsão na hora de se servir.
- Faça escolhas saudáveis, sempre há uma opção. Comece pelas saladas e frutas.
- Mantenha o seu prato e copo com algo dentro, assim evita que o anfitrião os encha novamente sem necessidade.
- Evite excessos de bebidas alcoólicas, afinal, você vai querer se lembrar do olhar carinhoso da sua mãe e da carinha alegre de seus filhos brincando e correndo pela casa.
- Se quiser comer a sobremesa tranquilo, apenas cuide para não exagerar na refeição.
Lembre-se de que o prazer de comer é fundamental para manter uma relação saudável com a comida sem se sentir culpado. Então nestes dias especiais foque nas pessoas queridas e amadas e neste momento impar de celebração.
Por
Angelita Grebin Ewald
Nutricionista