Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

Nutricionista Angelita Ewald - Lajeado - RS

Emagrecimento em grupo, reeducação alimentar, nutrição clínica, escolar e esportiva.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

BOAS FESTAS COM PRAZER E SEM CULPA!

Quem nunca exagerou durante as festas de fim de ano? O apelo da mídia e das tradições da época é tanto, que praticante impossível resistir a tantas delicias típicas do Natal e Ano Novo. Mas também é uma época para celebrar e uma reunião em família ao redor de uma mesa é algo raro nos dias atuais e por isso deve ser valorizado. E porque não celebrar com comida? Com certeza a saúde de muita gente seria diferente se as famílias celebrassem pelo menos uma refeição diária a mesa. Isso mesmo! Estou dizendo para curtir esse momento ao máximo sem ficar contando calorias e sim de vivenciar esta experiência gastronômica familiar. É preciso que continuemos estas tradições para que nossos filhos, possam fechar os olhos quando adultos e terem  lembranças do prazer a mesa sem culpa. Mas também não estou dizendo para deixar a vaca ir para o brejo geral. Na alimentação como tudo na vida é necessário evitar neuroses e manter o equilíbrio. Existe o caminho do Meio. E como é isso é possível?
  • O segredo é comer com prazer sentindo o sabor dos alimentos e isso só é possível se você comer de forma consciente, mastigando devagar, certo?
  • Nunca vá com fome a uma festa. Faça um pequeno lanche antes, assim você nào se joga na comida e se houver atrasos não terá uma compulsão na hora de se servir.
  • Faça escolhas saudáveis, sempre há uma opção. Comece pelas saladas e frutas.
  • Mantenha o seu prato e copo com algo dentro, assim evita que o anfitrião os encha novamente sem necessidade.
  • Evite excessos de bebidas alcoólicas, afinal, você vai querer se lembrar do olhar carinhoso da sua mãe e da carinha alegre de seus filhos brincando e correndo pela casa.
  • Se quiser comer a sobremesa tranquilo, apenas cuide para  não exagerar na refeição.

Lembre-se de que o  prazer de comer  é fundamental para manter uma relação saudável com a comida sem se sentir culpado. Então nestes dias especiais foque nas pessoas queridas e amadas e neste momento impar de celebração.
Por
Angelita Grebin Ewald
Nutricionista


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

COMO ENVELHECER SEM FICAR VELHO?

ARTIGO VEICULADO NO JORNAL O INFORMATIVO DO VALE DIA 06.12.2014

domingo, 14 de setembro de 2014

O QUE É DIETA ALCALINA?


Muito tem se falado na mídia sobre dieta alcalina. Mas afinal, como o que é essa dieta? quais suas bases? como funciona? 
Na minha prática clinica, já na primeira consulta, eu dou o primeiro dever de casa: eliminar alimentos industrializados ao máximo , comer pelo menos 3 frutas diferentes por dia, comer metade do prato no almoço e jantar de saladas e beber muita água. E adivinha? na consulta da próxima semana algumas mudanças como melhora na cor e qualidade da pele, redução do inchaço,  redução do cansaço, melhora do sono e humor são visíveis. Alguns pacientes relatam estar " com uma sensação boa de leveza'.... ou ainda : 'me sinto outra pessoa".... Maravilhoso, não é mesmo? Milagre? Não. Só um trabalho de equipe. O que fizemos foi alcalinizar a alimentação com quatro medidas bem simples.
Um dos pontos básicos para a melhoria da saúde e do metabolismo é manter um pH sanguíneo mais alcalino: o corpo tem maior condições de equilibrar-se, desintoxicar-se e recuperar-se quando não está em meio ácido. Os alimentos que você ingere tem total relação com o pH sanguíneo, por isso é interessante consumir mais alimentos alcalinos do que ácidos.
Além disso, você deve evitar o abuso de alimentos que acidificam o sangue, por que de certa maneira eles esgotam minerais do nosso corpo: para equilibrar o pH, o corpo utiliza “tampões”, como magnésio, por exemplo. É como se o corpo “emprestasse” reservas valiosas de nutrientes para alcalinizar o sangue, sendo que na verdade isso deveria ser feito pela própria alimentação, e não pelos estoques desses nutrientes que nós possuímos.
Em suma, nós não precisamos nos “livrar” e parar de consumir alimentos que acidificam o sangue (até porque muito deles são saudáveis e possuem bons nutrientes, como a castanha do pará e a aveia por exemplo), basta que optemos por mais alimentos alcalinos na rotina, ou ainda pelos alimentos neutros. Para entender melhor, faça da seguinte forma: na sua alimentação, ingira 70% de alimentos alcalinos e neutros e 30% de alimentos ácidos, só que, dentre os ácidos, opte pelos ácidos que são mais saudáveis. Mas, e quais são os alimentos alcalinos?
Em geral:
Consuma mais frutas, verduras e de uma atenção especial para semente de abóbora, lentilha, brócolis, batata doce, inhame, tangerina, lima, limão, abacaxi, couve, gengibre rúcula e abacaxi.
Evite: açúcar (é um dos piores acidificantes), queijos processados, farinhas processadas e alimentos fritos.
Veja abaixo a tabela…



Angelita Grebin Ewald
Nutricionista
Lajeado - RS
CRN² 8064


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

COMO CAIR NA FOLIA SEM PERDER A SAÚDE?


Qual a principal dica nutricional para o carnaval?
No carnaval, os que caem na gandaia mesmo  perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura e da movimentação em bailes e na avenida sambando. Por conta disso, a regra básica é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água e água de côco , pois além de estarmos ingerindo líquidos estarão suprindo a falta de minerais. Dê preferência aos sucos no lugar dos refrigerantes.  Para aqueles que gostam de uma cervejinha e outras bebidas alcoólicas, o ideal é intercalar um suco ou uma garrafinha de água entre uma latinha e outra.

PALAVRA DE ORDEM: hidratar sempre: antes durante e depois da folia!!!!Muita água!!!!

Durante a folia:
O ideal mesmo é ingerir algum alimento a cada 3 horas. Como se está gastando energia, o certo é comer carboidratos. As barras de cereais são uma boa pedida, pois, além de práticas, são gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras.  Outra opção são as frutas secas como damasco ameixas e bananas desidratadas que são práticas para carregar e ainda as frutas oleaginosas como castanhas, nozes amêndoas.

 Que outras recomendações saudáveis devemos seguir para os dias de carnaval?
- Beber muito líquido durante a festa;
- Comer a cada três horas;
- Ingerir pequenas porções de alimentos em várias refeições diárias;
- Evitar carnes e lanches gordurosos;
- Não ficar sem comer para emagrecer;
- Leve barras de cereais;
- Não coma em lugares sem higiene adequada;
- Se for beber álcool, intercale água ou suco de fruta entre um gole e outro;
- Mantenha o estômago com algum alimento, mas não exagere.
- Durma bastante e evite emendar um dia no outro;
- Vista roupas confortáveis e, de preferência, produzidas com tecidos naturais como algodão que permitem a transpiração da pele; 
- Vale lembrar também dos cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a aids e a hepatite, por isso o sexo seguro nunca é demais. USE CAMISINHA!

SUCO ANTI-RESSACA:
1 Folha de couve
1 fatia de 2cm de abacaxi
½  limão(suco)
250 ml água gelada
Beber sem coar.

Este suco, é um grande aliado do fígado na desintoxicação além de ser energizante!!

Nutricionista Angelita Grebin Ewald CRN² 8064 
Lajeado - RS Fone: (51)9953-0918
 Email: angelitaewald@hotmail.com

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

COMO RETIRAR AGROTÓXICOS DOS ALIMENTOS


Antes de fazer os sucos, saladas e outras preparações, retire os agrotóxicos das frutas, legumes e verduras  da seguinte forma:

Em uma bacia, coloque água pura. Em outra, água com bicarbonato de sódio – uma colher de sopa para cada litro. E em outra bacia, coloque água com vinagre – também uma colher de sopa para cada litro d’água. Está pronto o sistema doméstico de desintoxicação de salada ( Ou de verduras e legumes para sucos)

“É preciso fazer uma lavagem completa, começando com água, lavando com bicarbonato e depois com vinagre”.

Mas não é tão rápido assim. Primeiro, são cinco minutos de lavagem na água corrente, para retirar a sujeira visível. Depois, 40 minutos de tratamento na bacia com bicarbonato de sódio. É a lavagem mais importante: o bicarbonato remove 90% dos agrotóxicos. E atenção:

“Não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito”.

Por isso, mais cinco minutos na água pura, para remover o bicarbonato. Só depois, a verdura vai para a bacia com vinagre. São 40 minutos para eliminar o resto dos agrotóxicos

“Vai demorar um pouco, mais ou menos uma hora e vinte. Tem que ter paciência. No final, tu vais ter  um produto com maior probabilidade de não estar contaminado. 


 Nutricionista Angelita Grebin Ewald Lajeado - RS 
CRN² 8064 Fone: (51)9953-0918
 Email: angelitaewald@hotmail.com