quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mais esclarecimentos sobre o sódio

Reportagem no Jornal Informativo do Vale de Lajeado
em 20 de julho de 2010

 Hipertensão: sal, sódio ou cloreto de sódio?



Quando falamos de hipertensão ou da popularmente chamada "pressão alta", logo lembramos que os portadores desse mal precisam reduzir o sal da dieta.

Costuma-se recomendar a redução no consumo de sal porque ele é a principal fonte de sódio na alimentação, mas não é a única. O que muita gente não sabe é que tem muito sal escondido por aí.

A tabela nutricional das embalagens não informa a quantidade de sal e sim a de sódio - um dos componentes do sal de cozinha e o verdadeiro causador da pressão alta.  Preste atenção: sal de cozinha é uma mistura de alguns sais, entre eles, o cloreto de sódio, ok?

O sódio sozinho não tem sabor, e não está apenas em alimentos salgados, mas também em conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico). Portanto o sódio é amplamente utilizado pela indústria alimentícia com  a função de conservante.

Então, para saber quanto de sal tem realmente em um alimento industrializado, é preciso multiplicar o valor de sódio no rótulo por 2,5. Por exemplo: um alimento com 500 miligramas de sódio rerepsenta 1,25 gramas de sal. E não podemos nos esquecer de que muitos alimentos já contém naturalmente o elemento sódio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde o consumo diário de sal não deve exceder seis gramas por dia - uma colher de chá ou uma tampinha de caneta BIC. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) deve lançar, em breve, uma nova diretriz, reduzindo esse valor recomendando para cinco gramas.

Hipertenso ou não, vamos ficar atentos e observar mais os rótulos, porque tem muita gente achando que está acima do peso e pode, na realidade, é estar também muito inchado.


(clique na imagem para ampliar)


Nutricionista
Angelita Grebin Ewald
Lajeado - RS
CRN² 8064

0 comentários:

Postar um comentário